ALGUMAS INFORMAÇÕES INTERESSANTES



DA TERRA AO CÉU .........
 E AO INFINITO..........
 é um Trabalho que venho realizando acolhendo as 88 Constelações do Céu Estrelado.  A primeira, saudando a entrada do Outono no hemisfério norte e da Primavera no hemisfério sul, é sobre a Constelação da Virgem!  

Com um abraço estrelado, Janine Milward


Carta Celeste realizada por Mario Jaci Monteiro - CARJ

Algumas Informações Interessantes acerca a
CONSTELAÇÃO DA VIRGEM

Janine Milward

Esta constelação é imensa e cortada pelas Linhas da Eclíptica e pela do Equador Celestial.  Existe o entrelaçamento destas duas Linhas - o que podemos traduzir como o Ponto do Equinócio de Outono, que acontece bem próximo à estrela Beta Virginis, Zavijava, situada na cabeça da Virgem. (É interessante conhecermos o fato de que o eclipse solar de 21 de setembro de 1922, aconteceu próximo a esta estrela e que foi por Einstein usada para confirmar sua teoria).

Em termos da Linha da Eclíptica e advindos da constelação do Leão, realizam seus caminhos aparentes o Sol e a Lua e os Planetas, adentrando todos pela Cabeça da Virgem, bem próximos à estrela Beta, Zavijava, e então passando pelo ombro e pelo peito, encontrando Zaniah, e, já na altura da Cintura, situa-se a belíssima Porrima.  Todas essas situações são testemunhadas pelas constelações da Taça e do Corvo, na fronteira ao sul.  Spica, o ramo de trigo na mão da Virgem, é praticamente o último momento em que a linha da Eclíptica toca realmente o corpo virginal, seguindo em direção à constelação da Balança e tendo a Hydra como fronteira ao sul. 

Em termos da Linha do Equador, é interessante observarmos o fato de que esta corta praticamente ao meio a figura delineada da Virgem, desde sua cabeça, seus cabelos, passando por seu rosto, por seu pescoço e ombros e entre seus peitos e avançando até encontrar a cintura e ainda descendo por uma de suas pernas até situar-se no entrecruzamento de suas panturrilhas e deixando a Virgem depois de tocar em um de seus pés.
O ponto de entrecruzamento das Linhas da Eclíptica e do Equador perfaz o Equinócio do Outono e isso acontece no lugar que aponta bem proximamente entre o cabelo e o rosto da Virgem.


Ilustração realizada no Programa Stellarium e trabalhada no Corel
Primavera para o hemisfério sul, em setembro 2013


Para que bem possamos compreender a figura delineada da Virgem, algumas estrelas poderão nos servir como referência:  Spica, Alpha Virginis, apresenta o ramo de trigo carregado pela mão já ao sul da linha da Eclíptica, com a Hidra como testemunha;  Zavijava, Beta Virginis, aponta para o alto de sua cabeça, possivelmente já na altura da testa, com o Leão como testemunha; Zaniah  situa-se em um de seus peitos e Porrima, em sua cintura.   Caphir situa-se no cotovelo do braço esquerdo da Virgem e Vindemiatrix no ponto onde a mão esquerda segura seus longos cabelos, com a Cabeleira de Berenice como testemunha.  Heze situa-se na coxa da perna esquerda e Syrma, entre o joelho e a panturilha da perna direita.  Finalmente, Shambaliah situa-se ao pé da Virgem.  O Boeiro e a Cabeça da Serpente testemunham a perna esquerda e os pés da Virgem, respectivamente.

Existe também a interpretação de um Canil, formado pelas estrelas Beta, Eta, Gamma, Alpha, Zeta, Epsilon e Delta Virginis.  Eu diria que esta figura formada também pode ser compreendida como uma pandorga, papagaio, pipa soltada ao vento e ganhando os céus...

Com um abraço estrelado,
Janine Milward
 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA TODO O PROJETO DE TRABALHO
DA TERRA AO CÉU E AO INFINITO:

COMPILAÇÃO (com todo o respeito)
E TRADUÇÃO literal (quando necessária)
de Janine Milward:

-  Wil Tirion - Atlas of the Night Sky - The Hamlyn Publishing Group Limited, London, England

-  Antonin Rükl - The Hamlyn Encyclopedia of Stars & Planets - The Hamlyn Publishing Group Limited, London, England

- http://www.atlasoftheuniverse.com
- Hawaiian Astronomical Society - The Site

- Richard Hinckley Allen, Star Names, Their Lore and Meaning, Dover Publications, Inc, New York, USA

-  Identificação do Céu (Livro que foi sendo revisado e reeditado algumas vezes) de autoria de Fernando Vieira,
Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
(com dedicatória do próprio autor para mim em Curso de Identificação do Céu,
em 30/07/1999))

- 6a. Edição do Atlas Celeste
de autoria de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão,
Editora Vozes, Petrópolis, ano de 1986
(com dedicatória do próprio autor para mim
em evento realizado no Museu de Astronomia do Rio de Janeiro,
em 16/06/1989)

-  Mario Jaci Monteiro , As Constelações, Cartas Celestes – A CARTA CELESTE PARA A CONSTELAÇÃO DA VIRGEM É DE AUTORIA DE MÁRIO JACI MONTEIRO.
Apoio: CARJ/MEC/CAPES/PADCT-SPEC  -  com dedicatória do autor para mim, em março de 2004 (quando Mário Jaci generosamente me presenteou com um instrumento de observação (kepleriano) artesanalmente construído por ele).

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
JANINE MILWARD
Sítio das Estrelas - Parada de um caminho a Caminho do Céu